Há um tempo estava conversando com algumas pessoas sobre lançamento de novas coleções de algumas lojas locais, aqui em Divinópolis/MG. Conversa vai e conversa vem, uma moça falou  que iria parar de comprar em determinada loja, pelo “simples” fato de que, por mais que ela fosse uma cliente assídua nunca recebeu um convite especial, o que seria mais do que digno não é verdade?

Vamos lá, você empresário (a) em vários momentos da vida também é cliente, correto? Pois bem, já parou pra analisar que, o responsável pelo sucesso do seu negócio é o próprio cliente? Provavelmente você afirma que sim, porém, na prática podemos ver ações incoerentes.  Podemos acompanhar com freqüência ações de marketing do tipo “vamos enviar um convite para fulana, beltrano, sicrano…” Quando na verdade uma boa parte desses convidados nem ao menos consomem seu produto, enquanto isso sabe aquele cliente fiel? Pois bem, ele cansou de ser desvalorizado e deixado em segundo plano e não seria difícil evitar perder alguém que consome seu serviço ou produto. Obviamente você acha correto se espelhar em grandes marcas que investem nessa ação. Mas pera lá! Em qual nível você pensa que chegou? É necessário colocar os pés no chão e rever algumas estratégias.

É comum vermos grandes marcas investirem em blogueiras e digitais influence’rs, não há problema algum nessa ação. Mas vale ressaltar que não será esse tipo de ação que alavancará o seu negócio, pense nessa ação apenas como um apoio. Algum cliente já divulgou sua marca gratuitamente em suas plataformas digitais? Certamente sim! Você não acha que ações voluntárias assim merecem uma atenção maior? Onde pretendo chegar? Simples, valorize seu cliente; aposte em ações que abram espaço para que todos se sintam importantes, deixe-os saber que são essenciais e o grande diferencial da sua empresa. Já pensou que aquele gasto com “combinhos de convites para um público limitado” pode ser revertido até mesmo em um pequeno e significativo desconto? Se já rola o desconto torne-o maior.

Valorize seu cliente, ele é quem mantém seu negócio de portas abertas!


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